domingo, 16 de agosto de 2009

La Gruyère

A viagem gastronômica das férias encantadas está terminando. Elas fazem parte do pretérito suiço perfeito. A vida nada mais é que uma sequência de contos Era Uma Vez, que são escritos por nós diariamente e inclui tudo e todos que dão-lhe sabor.

Fomos passar o dia na cidade de Bex, subimos um bom trecho da rota das montanhas cruzando por rios e cachoeiras abençoados pela natureza do lugar. Almoçamos em um restaurante Bio, o La Soldanelle, e pedi um prato dos deuses. Rösti, também conhecida como Batata Suiça, que é uma deliciosa batata ralada, dourada e crocante. Meu pedido foi caprichado, com reforço de queijo e toucinho. DELÍCIA! Após a refeição, onde a sobremesa e o vinho facilitaram a digestão, continuamos subindo pela rota das montanhas nos Alpes Suiços. Alcançamos o Parque Grand Muveran com suas esplêndidas paisagens e um jardim botânico alpino, com espécies de plantas e flores das montanhas do mundo todo.

O passeio até Luzern (parte alemã da Suiça) também foi valioso. No caminho passamos por um belíssimo e grandioso estábulo todo envidraçado (até mesmo o telhado era de vidro) para que os animais possam admirar a vista ao redor. A cidade de Luzern é tão perfeita que mais parece uma maquete. Tudo muito limpo e lindo!

Tem um programa de culinária muito legal que fez parte do meu dia-a-dia suiço. Un Dîner Presque Parfait, um reality show, onde cinco participantes precisam preparar, em suas residências, um jantar completo aos demais concorrentes. Os próprios participantes é que desfrutam da noite e que dão as notas ao anfitrião no final do jantar. Notas de zero à dez, nos quesitos cardápio, ambiente e apresentação dos pratos. No final de cada semana são abertos os envelopes das notas para saber o vencedor. Fiquei viciada neste programinha de TV. Outro programa bacana de culinária é o Pique Assiette, onde a apresentadora, de uma forma bem humorada, prepara pratos coloridos, práticos e rápidos, inspirados fortemente na culinária mediterrânea.

Depois de comer muito blue berry, morangos e framboesas silvestres que eu mesma colhia na floresta (as mais saborosas e mais doces que já comi), chegou a hora de partir. Guardarei belas recordações das vaquinhas alimentando-se das flores coloridas da mística montanha e da música que seus sinos soavam aos meus ouvidos. Inesquecíveis fadas e borboletas que me fizeram boa companhia, esguios pinheiros guardiões da região encantada de Gruyères. Obrigada à vida por me dar a oportunidade de viver todos estes momentos maravilhosos e encantadores, que nos preenchem com abundância de alegria e amor.

Desejo voltar na primavera, no outono e no inverno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário