sábado, 1 de agosto de 2009

QUÉOPS, QUÉFREN E A ESFINGE GUARDIÃ

Em um dia ensolarado e quente, chegamos pela manhã ao planalto de Gizé para apreciar de perto a geometria das pirâmides enigmáticas de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Que coisa boa poder recuperar as aulas de história que foram gazeadas durante o colégio. É um privilégio desbravar esta cultura interminável com meus próprios olhos e através de meus passos. A Esfinge e as pirâmides, que sempre sonhei em visitar, estavam agora aos meus pés. Os faraós alcançaram seu objetivo, ficaram para eternidade. Já na entrada fizemos a compra dos tickets para visitar o interior das pirâmides. Afinal, já que viemos até aqui, necessitava sentir o peso e a vibração delas sob meus ombros. O acesso à câmara mortuária do antigo faraó é feito através de um corredor claustrofóbico, extremamente quente, com oxigênio reduzido e tem-se que andar agachado por mais de 50 metros até à câmara. Mesmo deparando-me, no final, com uma tumba vazia e sem múmias, valeu muito a pena. Para deixar o passeio completo, montamos em um camelo adornado e andamos na região do Planalto de Gizé. Esqueci completamente que estava no meio da cidade, mesmo avistando os prédios da cidade do Cairo à minha volta.

Conhecemos as cidades milenares de Mênfis e Saqqara, e percorremos as matas repletas de tamareiras carregadas de frutos que aguardavam a época da colheita. Depois de passar o dia nestas incansáveis andanças, curtimos o pôr do sol em um agradável restaurante flutuante sobre as águas do Rio Nilo. PERFEITO!

A visita ao Egyptian Museum foi frustante em vários sentidos, a parte interna do prédio está em péssimo estado de conservação e o ar condicinado é péssimo. Terrível! Acabamos fazendo várias brincadeiras e palhaçadas com as peças do museu, deixando a visita um pouco mais agradável. Para completar, a loja de souvenirs do museu estava fechada. Após o museu mudar-se para o novo e moderno prédio (já em construção), tudo ficará melhor.

O turismo no Cairo não é feito só da Esfinge e das pirâmides de Gizé, embora sejam estas a principal atração. Sensacional admirá-las à noite, durante o show de som e luz, narrado pelo ícone do cinema Omar Shariff. Demos sorte ao escolher o primeiro horário das apresentações. Além das fotos, curtimos o cair da noite tendo como cenário as pirâmides faraônicas ao fundo.

Vasculhamos desde cedo as ruas e labirintos do Bazar Khan al-Khalili (1.382 d.C.). Somente após cansativas e cômicas negociações conseguimos realizar boas compras. Muito desagradável são os olhares dos homens em todo o Egito, maior ainda nas ruas do mercado. Várias vezes meu marido teve vontade de cobrir-me com a abaya, evitando assim os ollhares e comentários. Entramos para conhecer a madrassa de Al-Ghouri, mesquita e antigo colégio muçulmano. Tivemos sorte de ser recepcionados por um funcionário que gentilmente nos perguntou se gostaríamos de subrir até o topo da mesquita. CLARO QUE SIM! Temi cruzar com morcegos pelo trajeto. Atravessamos o breu total até alcançarmos o famoso topo do minarete axadrezado de vermelho. BACANÉRRIMO!

Depois de um dia de andanças aos arredores do Bazar Medieval, fizemos um passeio à bordo de uma felucca pelas águas do Rio Nilo. Alugamos o barco à vela por duas horas, exclusivamente para nós, e pagamos barato por isso. Pedi ao capitão música durante o lento passeio, e ele colocou som árabe, me dando vontade de sair dançando. Despreocupadamente, sentei-me na proa da felucca e curti a vista, a brisa e o sol. Acumulei energia durante toda a estada no lendário país dos faraós e parti revigorada. Anseio voltar para mais algumas peregrinações.

2 comentários:

  1. oi Alessandra,olha eu aqui visitando teu blog.
    adorei a narrativa as fotos tudo...
    virei sempre ,bjãooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessanda eu e meu marido estamos pensando em ir ao Egito fiz uma busca no google e achei seu blog adorei as fotos e comentarios...Alessandra quando vc foi para o Egito voce foi com pacote em uma agencia deviagem ou como vc fez...gostaria de ter recomendacoes suas a respeito de como visitar os principais pontos turisticos por ex meu marido quer ir a menphis como fazemos para ir saindo do cairo...bom enfim eu ficaria mto lisongeada se vc pudesse me enviar um email com suas dicas gislainecsfm@gmail.com

    Bjos

    ResponderExcluir