domingo, 28 de junho de 2009

Curiosidades Ato I

Estou morando há três meses na Arábia Saudita e sinto-me feliz vivendo em Jeddah. Observo as pessoas com as vestimentas locais, e tenho a impressão de estar em uma festa à fantasia em pleno carnaval. Aliás, os costumes sauditas renderiam um belo samba enredo para um desfile na esplendorosa Sapucaí. Coisas diferentes e surreais acontecem habitualmente no mundo árabe. Mulheres alimentando-se por baixo da shayla e dos negros véus que cobrem o rosto e os cabelos durante as refeições em público, homens ciosos que deixam restaurantes onde não há divisórias entre as mesas na seção de família, e homens beijando várias vezes o rosto e andando de mãos dadas com outros homens; são cenas que fazem parte do meu cotidiano por aqui.

Quem não lembra das fitas K7? Aqui elas continuam vivas! Abastecem as prateleiras das lojas e disputam lugar com os CDs e DVDs. Nas modernas seções de eletrônicos, gôndolas exibem diferentes modelos de aparelhos “toca-fitas”que continuam a vender e tocar fita cassete. Estes dias achei uma fita K7 da dupla Sandy e Junior para vender.

A quantidade de lixo despejados pelo povo nas ruas, nas águas e na areia do Mar Vermelho são de ajoelhar e chorar. Existe uma quantidade muito grande de garrafas, cacos de vidros, sacolas plásticas e latas pelo chão. Perpetuar-se-ão fazendo companhia aos corais e conchas do Red Sea. Só é possível caminhar descalso às margens do Mar Vermelho nas áreas privativas dos clubes e condomínios. Suplicamos que a conciência ecológica chegue logo doutrinando os fiéis antes que o petróleo ouse acabar.

No Mc Donald’s, no Chili’s, no KFC, na Pizza Hut, no Applebee’s, no Friday’s, no Burger King,... Em todos estes e em muitos outros locais, até mesmo na praça de alimentação dos shoppings, mulheres possuem locais separados para atendimento e permanência. Nos locais que não existem as “FAMILY SECTION” (local somente para famílias e mulheres) as mulheres não são bem-vindas. Existem salas de espera nos consultórios médicos, e até mesmo alguns elevadores, que são separados para uso de homens e mulheres. Existem homens sauditas que são adeptos ao PURDAH, que é a prática de confinar mulheres em casa. Todas as lojas mistas e mesmo a maioria das lojas femininas, não possuem provadores de roupas. A presença masculina é maioria absoluta em todos os locais, no comércio você será sempre atendida por homens, até mesmo nas lojas de maquiagem, cosméticos e roupas íntimas (e tem muitas por aqui, uma mais linda que a outra, muitas vendem inclusive fantasias).

Em meio a pensamentos surrealistas, imagino o grand finale no dia do juízo final: mulheres sauditas tomadas de uma adrenalina voraz, queimando seus negros véus em fogueiras feitas em frente as mesquitas dos ditos fiéis. O mulherio dirigindo descontroladamente pelas ruas do deserto, com uma energia que fora acumulada ao longo de décadas. Subindo na mesa dos cafés, arrancando as abayas, vestindo charmosas lingeries por baixo, cantando e dançando “I Will Survive”. Encarnando verdadeiras rainhas do deserto!

Mumtaaz! Inchaallah!!!

5 comentários:

  1. Oi Alessandra. Resolvi tentar aderir ao Blog e...deu certo( so I hope!)Já li e vi todas as coisas novas recentemente postadas.Cada vez mais tenho vontade de ir ver a terrinha de meus " batrícios"...Também adoro quinquilharias antigas , ruelas tortas , estreitas e meio sinistras e todas as demais coisas que você tão bem descreve. Só não me " bate" bem a tal coisa da subserviência das mulheres! E aquelas horriveis e sufocantes roupas pretas...
    E por falar em roupas , gostei de ver Bruno e seu amigo usando a camiseta do " glorioso" em pleno Bahrain...Valeu , Bruno.
    E , Ale , você está linda nas fotos!
    Beijão.Heloisa

    ResponderExcluir
  2. Adoooouuuro ler ser blog, pena que me da mais saudade de ti ainda!!!
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Xoxa das Arabias... tica que horror!! que lugar eh esse ai?? menina que fotos lindas ..... o teu blog eh MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    beijos saudosos de quem te adoro muito e eh sua FA!!! bj bj bj

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando ler as novidades do seu blog,que cultura e essa hein?mas e isso ai as diferenças estão ai e temos que aprender a conviver c/ elas, e vc faz isso melhor que ninguem.

    Bjos :-) Jeane!

    ResponderExcluir
  5. Cunhada Saudita muito show teu blog, que vocação para escrever, hein?! Nossa!
    Tenho curtido tudo para matar as saudades, olhar as fotos e ler as histórias.
    Beijos
    Paola

    ResponderExcluir