domingo, 15 de novembro de 2009

Comer, Beber, Viver!

Aprendi rapidamente a amar Jeddah. Largas avenidas com casas majestosas. Comida deliciosa, sucos exóticos e coloridos. Uma cultura diferente que é interessante conhecer, um lugar onde é fácil viver. Sigo os dias comendo, bebendo e vivendo!

Acho uma gracinha os carrinhos que ficam nas ruas e calçadas para o lixo ser colocado. Na cor magenta, eles colorem a cidade e são da mesma cor do uniforme macacão dos garis que tentam manter a limpeza. Já os trabalhadores que cuidam dos canteiros e jardinagem das praças, usam o mesmo modelito profissional, porém são na cor verde.

Diversas cafeterias enfeitam as avenidas e os centros comerciais. O café, cujo nome científico é Coffea Arábica (mesmo tendo origem africana), se adaptou muito bem quando veio para a arábia no século XV. Neste passado meio distante, os frutos do cafeeiro eram assados na gordura e comidos com açucar. A infusão dos grãos teve início no século XVI em Meca e Medina, cidades sagradas e vizinhas da amada Jeddah. A partir daí, passou a ser difundida no ocidente. Sento confortavelmente na poltrona do Barnie’s, do Starbucks, do Costa Coffee, do Second Cup e do The Coffee Bean para assistir ao desfile de abayas negras e de thobes brancos enquanto provo cafés quentes e gelados. Como as mulheres de abaya e os homens de thobe (vestimenta tradicional dos homens sauditas) são tremendamente preguiçosos, as cafeterias mantém centenas de pequeninos pontos com sistema de drive thru. Tenho um amor especial por duas casas de café na Arábia Saudita. Cobertos de sabor bairrista, o Café Tche e o Café Larica são os mais sensacionais para mim.

Os dias passam rapidamente e os segundos parecem acompanhar a velocidade da luz. Criam-se novos laços de amizade e alguns se perdem. Ganho novos amigos, o círculo social floresce e muitos eventos aparecem. Certa noite, empolgada depois de beber algumas taças do vinho artesanal por mim produzido, saí com meu marido rumo à festa de aniversário de uma amiga brasileira em outro condomínio. No meio do caminho, me dei conta que havia saído sem a abaya (vestimenta obrigatória para as mulheres andarem na rua). Sob o olhar perplexo de alguns, chegamos ao nosso destino. Sem transtornos! Adentrei no local da festa com um bolo amarelo em mãos. Ele fora elaborado por mim, e estava enfeitado com graciosas margaridas e flores encarnadas feitas de açúcar. Eis que surge uma simpática portuguesa, chegada a um mês de Lisboa, perguntando-me se a tal Xoxa das Arábias era eu. Ela localizou o blog através do google, a alguns meses atrás, quando buscava informações sobre a vida na cidade de Jeddah. Fiquei toda boba, lisonjeada. Senti sabor semelhante quando recebi encomendas de docinhos e realizei minha primeira entrega de brigadeiros e beijinhos a uma moçambicana.

Os indianos acreditavam que o açucar teria sido criado por Vishwamitra, para alimentar os deuses. Alexandre, o Grande, definiu o açucar como “um mel sólido, obtido sem o auxílio das abelhas”. A beleza da vida é cheia de deuses açucarados. Feita de fatos rotineiros que nos fazem existir com maior plenitude, com doçura. Preciso desta felicidade transcendente para viver! Assim como motivos para continuar os dias comendo e bebendo; com os olhos, o nariz e a boca.

5 comentários:

  1. shoW!!Ta muito legal esse blog e os textos em xoxinha??Nossa, podes realmente lancar um livro com toda essa experiencia!
    Nem sempre consigo ler, mas quando venho me delicio!beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa minha amiga cã está transbordando cultura... Que LUXO!!!! E também não deixaria de ser quem é se não esquecesse algo, hahahaha
    Bjus cronometrados... faltam 13 dias, EEEEEE!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Gostei de a conhecer!! Geralmente nao sou assim, nao tenho coragem para meter conversa com as pessoas mas naquela noite tive!!
    O bolo estava lindo!!!!
    Beijinhos
    Teresa ( a portuguesa)

    ResponderExcluir
  4. Oi Teresa! Muito obrigada! Também gostei muito de te conhecer. Amei saber que continuas lendo o blog. Gostaria que você me enviasse o seu e-mail. Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Aqui fica o mail : teresascmartins@gmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir