domingo, 1 de novembro de 2009

Pedras de Petra

Amman, capital da Jordânia, superou minhas expectativas. Ela é relativamente limpa e organizada e a vegetação repleta de belos pinheiros. As casas e os prédios apresentam um padrão em suas fachadas com revestimento de pedras esbranquiçadas, e lindamente contrastam com o verde intenso dos pinus. Andar de taxi por Amman sai muito barato, mas você deve pegar os automóveis de cor amarela, que são os que usam o taxímetro.

Pegamos um veículo amarelado e pedimos ao motorista que nos deixasse na rodoviária. Durante toda a manhã, ônibus saem da rodoviária em direção a Petra. A passagem custa cinco Jordanian Dinars (JD) mas com insistência e bom choro sai por três Dinars. Detalhe: o ônibus só parte depois que enche. Árabes com roupas típicas, mulheres cobertas, crianças aos prantos, e um cidadão que fumava sem parar, preencheram os assentos. O ônibus partiu depois de duas horas de espera. Aleluia! O percurso até a cidade de Petra foi feito em quatro horas. As plantações de oliveiras e os rebanhos de cabras coloriram o visual durante o trajeto.

Fizemos o check-in em um hotel de baixo custo escolhido pela internet. Nos aprumamos até a entrada do parque arqueológico, à trezentos metros do hotel. Você tem a opção de comprar o ticket para um, dois ou três dias. Vale a pena passar mais de um dia caminhando e escalando as pedras históricas do lugar. Existem carruagens, cavalos, camelos e jumentos (animais bonitos e bem tratatos) que podem ser contratados. Mas negocie o valor. Petra, que significa pedra em grego, é considereda uma das Sete Maravilhas do Mundo Novo e Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade teve grande importância no comércio mundial e serviu de rota comercial bem antes do profeta Jesus nascer. Habitada pelo povo Nabateus, foi destruída por um terremoto em 551d.c., e redescoberta em 1812 por um europeu.

Ainda estávamos no interior do parque quando a noite caiu, foram seis horas explorando os cantos do desfiladeiro. Ficamos encantados com os monumentos escavados nas rochas. Foi o tempo de tomar uma ducha e partir novamente para ver o espetáculo de velas iluminando o lugar. O Candlelight Show acontece três vezes por semana. O público caminha uma hora e meia entre milhares de velas até o templo principal (Al-Khazneh). É importante realizar a empreitada de tênnis, pois na escuridão, as pedras e os buracos também são pardos. Ao chegarmos na Câmara do Tesouro, nos acomodamos em tapetes estilo “voador” e fomos agraciados com um delicioso chá de lemongrasss acompanhado pelas velas, as estrelas e um lindo luar.

Acordamos cedo no outro dia e continuamos a peregrinação para desvendarmos os fascínios das pedras de Petra. Em alguns pontos que se fez necessário repetir as passagens, vimos de outro prisma. A cidade rosa de Petra é encantadora em cada segundo, uma beleza ímpar em cada horário. O lugar agracia os nossos olhos e faz jus ao título de maravilha mundial.

Adoro fazer viagens; para qualquer destino, a qualquer momento e em qualquer situação. Não sou muito ligada a comodismos, mas confesso que também gosto das regalias dos hoteis estrelados. Partimos satisfeitos depois de realizarmos a última cruzada. Voltamos ao conforto do lar saudita, pois voltar para casa também é sempre muito bom.

Um comentário:

  1. Guria!!!! Que show o teu blog!!!!! Li tudinho, e viajei junto com vc!!! Amei tanto que copiei a pagina e mandei para os meus pais lerem. Em abril iremos fazer um passeio por Petra, Egito, Grecia, Dubai,terminando em Doha, onde Reginho e eu estamos morando e esperando a visita de vcs! Beijao e continue assim!!!! Saudade! Dani e Reginho.

    ResponderExcluir