sexta-feira, 1 de maio de 2009

Riyadh

Fui conhecer a capital da Arábia Saudita. Voei até Riyadh para providenciar meu visto de residente com múltiplas entradas e meu IQAMA (tipo um green card árabe). É uma cidade elegante, o design dos prédios é ultra moderno e a arquitetura é muito luxuosa. É bem mais limpa que Jeddah.

Alugamos um carro na locadora AL JAZIRA. O dono, um libanês, perguntou nossa nacionalidade e fez questão de nos atender pessoalmente. Tomei chá e conheci toda a sua família por fotos e vídeos. Nos convidou para as refeições em sua casa e ofereceu hospedagem em Beirut. Foi difícil ele nos deixar partir. Os brasileiros são muito bem quistos na Arábia Saudita. Viva o futebol e seus talentos.

Pegamos a auto estrada a fim de encontrarmos a Old Riyadh. A bateria do GPS havia acabado, a gasolina se aproximava da reserva, e o horário da reza e da sesta estavam por vir. O pavor repentino tomou conta do meu marido, e concordei, meio a contragosto, em dar meia volta e deixar esta missão para outra oportunidade.

Vi estrelas e fui aos céus visitando o suntuoso prédio THE KINGDOM em seus 297metros. Só a viagem a bordo do elevador já valeu o ingresso pago, a iluminação no interior da máquina lembrava pedrinhas de brilhantes. Caminhei na futurista SKY BRIDGE em seus 63,7metros de comprimento. Com permissão do segurança filipino, me joguei nas vidraças e me deitei em busca de uma foto menos formal. Uma pena a visibilidade estar ruim por causa da areia. Não renderam muitas fotos. O almoço foi na praça de alimentação, em um fast food árabe; e para fazer a digestão, um refrescante sorvete.

Fomos até a cidade diplomática, a fim de efetuar o nosso registro. A cidade é linda, super organizada, até mesmo as residências dos funcionários das embaixadas ficam em condomínios dentro desta cidade. Localizamos o Consulado Brasileiro, e depois de nossa identificação na portaria, recebemos um humilde e confortável BOA TARDE em português. Caminhamos ao redor do imponente prédio atrás de atendimento. Esbravejei que precisaríamos de cipó para escalar. Rimos. UFA! Conseguimos adentrar e fomos atendidos com a ajuda do porteiro. Deixamos fotos nossas e contato no Brasil em caso de algum acontecimento catastrófico, vai saber...

Riyadh tem a cultura muçulmana mais enraizada que Jeddah, é bem mais fechada . Aqui, os MUTAWAS (polícia religiosa), são presença constante em locais públicos. Assombram mulheres atrás de HARAMS (pecados). Castigam as que não cobrem os cabelos, dançam, se divertem... Já me descreveram como são estes religiosos, mas ainda não os encontrei. Uma brasileira, que estava com dois colegas de trabalho, foi pega por um MUTAWA no dia em que estávamos na capital. Eles foram presos, questionados e libertados, pois tinham influência, mas não escaparam da multa e da humilhação. Na Arábia Saudita a mulher só pode andar acompanhada do marido, do pai ou dos irmãos. Para mim, os MUTAWAS ainda são personagens fictícios em um mundo irreal. Ando com o véu por achar charmoso, mas também ando sem, pelas ruas e pelos shoppings procurando esta espécie em extinção. Gostaria que Allah (Deus) me desse a oportunidade de ver estes seres que estão se evaporando nos céus do deserto e tem os dias contados por aqui.

Allah-U-Akbar! Allah-U-Akbar! Allah-U-Akbar!

7 comentários:

  1. Amiga,
    Delícia...Delícia!!
    Me senti vivendo essa nova aventura contigo!!!
    Algumas expressões que usaste eu já conhecia pela literatura, mas nada como lê-las de alguém tão próximo!!
    Só posso dizer que amei, e rogar para que tu não encontres nenhum MUTAWA por aí, não!hehehe
    Bjossssssss mil

    ResponderExcluir
  2. pelo jeito tá virando uma escritora de primera linha... surpreendente!
    Bjs... lindo relato!
    Aleksei

    ResponderExcluir
  3. Xoxa,
    Muito 10 tudo isso que estás vivendo!! Fico maravilhada de acompanhar virtualmente as tuas aventuras!!...E tá te puxando na redação, hein!! Parabéns amiga!!!Beijão da Sil

    ResponderExcluir
  4. to adorando seguir esta novelinha da tua vida.. um beijo grande... te quero muito!!!
    dora

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Gostaria de obter informacoes sobre sua estadia em Riad( Arabia Saudita).
    Como é viver lá, enfim..estaremos de mudanca p lá em 2013 e claro, eu li bastante documentários, mas nada como receber informacoes de quem realmente viveu lá.
    Meu email é susiedes_roxa@hotmail.com

    Abracos,
    Suzi

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Enviei um email para voce, estou aguardando ansiosissima sua resposta.
    Gostaria de saber sobre sua experiencia em Riyad, estamos de mudanca p lá em 2013 e estou aflita, cheia de perguntas :(
    Abracos,
    Suzi

    ResponderExcluir
  7. Ola Suzi,
    Estou me mudando para Riyadh, Saudi Arabia, em Janeiro de 2013. gostaria de algumas dicas..

    poderia me ajudar ?

    Para alugar carro, comida etc..poderia me dar umas dicas ?

    Moro em SP capital

    Abracos,

    ResponderExcluir