sábado, 9 de maio de 2009

GP do Bahrain

O desejo de assistir o Grande Prêmio de F1 no golfo estava perto de ser realizado. Chegamos ao aeroporto próximo da meia noite e o voo para cidade de Dammam estava atrasado, sem previsão, talvez até fosse cancelado. No estacionamento, reclinamos os bancos do carro e dormimos com a ajuda do ar condicionado. Ainda bem que o combustível na Arábia Saudita sai menos que a água. Aqui, o litro da gasolina custa - em reais - trinta e seis centavos (R$ 0,36). Bravamente, às 6hs da manhã, estávamos com o cartão de embarque nas mãos. Na Arábia Saudita, ao passar no raio X, as mulheres não utilizam a mesma fila dos homens. Passei por um caminho cortinado, sendo revistada por duas mulheres mal-humoradas, e vigiada por outra com uma metralhadora nas mãos. Foram desarmadas por minha tranquilidade e cordialidade. Sem traumas.

Desembarcamos em Dammam e pegamos uma carona com um colega de trabalho do meu marido. Foram uns cem kilômetros rumo ao pequenino país chamado Bahrain (692km2). No caminho não contive a euforia ao avistar ao longe, pela primeira vez, a moradia dos beduínos e uma fila de camelinhos. É incrível! Os beduínos vivem em tendas, isolados, no meio do deserto. Avançamos pela burocracia da imigração e encantei-me com o verde esmeralda das águas do Golfo Pérsico. Rodamos pelos vinte e seis kilômetros da ponte King Fahd atrás de diversão. No Bahrain, ao contrário da Arábia Saudita, há cinema, teatro, shows, consumo de bebidas alcólicas, carne de porco e derivados, as mulheres podem andar sem a abaya, sem o véu... E o melhor de tudo, podem dirigir livremente!

O país estava preparado e decorado para sediar o Grande Prêmio de F1. Até mesmo alguns táxis tinham a pintura do teto com o xadrez preto e branco da bandeirada final. Uma gracinha! A beleza da cor do mar, contornando o arquipélago, completaram o cenário. Nas ruas, o paisagismo é repleto de tamareiras terrosas e verdejantes, de todos os tamanhos, por todos os lados.

Despertamos e saboreamos um gostoso brunch na casa dos super anfitriões gaúchos. Depois de forrarmos o estômago, partimos para o local do evento. Uau! Avistamos as instalações do circuito internacional do Bahrain no escaldante deserto de SAKHIR. Chegamos fardados, com esperanças, de um possível pódio brasileiro. Para enfrentar o forte calor de 40 graus, muita água e Red Bull para amenizar. Tudo muito civilizado e organizado. Perto da hora do início da largada, deixamos a agradável área de lazer atrás de nossas cadeiras na turn one. Infelizmente, o show de caças da Força Aérea do Bahrain foi fraco e o tão esperado rasante do avião da Gulf Air não aconteceu. A pista do autódromo é nova, moderna e segura. Passei a corrida completamente perdida de quem era quem, nem ao menos as escuderias eu sabia direito. Só reconheci o Massa pelo seu capacete com as cores da nossa bandeira, mas não tinha a mínima idéia de qual posição ele se encontrava. Sem o protetor auricular, teria sido impossível assistir a corrida. O ronco da Ferrari deixará saudades, mas o sonhado pódio brasileiro não aconteceu.

Partimos deixando a ilha da fantasia para trás e antes de embarcar fomos cortejados pelo nascer do sol junto a mesquita do aeroporto de Dammam. Retornamos para Jeddah, na Arábia Saudita, onde o sabor do proibido será ainda mais gostoso.

3 comentários:

  1. OI Ale !! no seu ultimo post eu havia deixado um belissimo comentario, finalizando com a pergunta sobre o GP do bahrain.... infelizmente deu um xabu no blog e meu comentario nao foi...mas, ao mesmo tempo, q bom q, de alguma maneira, Alah ouviu minhas preces e te mandou uma luz!! lindas palavras como sempre que encantam e deixam na expectativa para o proximo capitulo da novela "Caminho das arabias" !a gente fica aqui de longe tentando imaginar um pouco de tudo isso q vc ta vivendo e torcendo para que a cada dia tu faça novas descobertas e nos conte sobre todas essas coisas proibidas q dão um sabor todo especial a esse momento da vida de vcs !! fica aqui o meu beijo e um cheirinho do pietro com muitas saudades de ti e do bruno!! ah...compramos um carrinho e estamos nos aventurando pelos arredores de taipei...quem sabe agora a vida passe a ser um pouco mais interessante por esses lados do oriente...hehe bjaoo

    ResponderExcluir
  2. Tica maravilhosa adorei!!!!!!!!! Adorei tudo... sem palavras!!!

    ResponderExcluir
  3. Xoxaaaaaaaaaaa!!!!!Amei tudo!!A Historia,as viagens,a bandeira, o Inter e ainda mais de constatar que estas curtindo muuuito...O lugar eh bala,tudo pra `re`descobrir,...Te cuida e manda maiiiissss!!!!!Miss ya, Nina.

    ResponderExcluir