quinta-feira, 23 de abril de 2009

Primeiro mês em Jeddah

Já se passou um mês desde a minha chegada no deserto. Estou encantada com as comidas deste país e super curiosa lendo sobre a cultura e hábitos intrigantes deste povo. Na preparação dos pratos locais, muito grão de bico, beringela, coalhada, hortelã, carne de ovelha e carne moída. Mesmo os supermercados mais simples possuem moedores de carne HI TECH para vender. Sai mais barato comer em restaurantes locais do que cozinhar em casa. A rede de restaurantes, fast food e cafeterias americanas é muito farta, assim como outros restaurantes com decorações exóticas que eles tem por aqui. A maioria dos lugares provê lindos aparelhos para se fumar SHISHA (narguilé). É tudo de encher os olhos e a pança.

Aqui não existe carne de porco e derivados, e também não há nenhum tipo de bebida alcoólica para vender . A mulher não pode dirigir, nem mesmo as estrangeiras, assim como não pode muitas outras coisas. Diziam que eu não poderia sair sozinha na rua, mas logo percebi que isto não era bem assim, e passei a sair sozinha pra não depender tanto do meu marido e aproveitar melhor os dias vividos no Oriente Médio. Os dias não rendem muito, o comércio fecha ao meio dia para o almoço, e retorna a abrir só às 17hs. Além deste desperdício de horas, eles também fecham para rezar 5 vezes por dia, durante aproximadamente 30 min. Os horários são definidos de acordo com a posição solar. Logo que cheguei fiquei trancada em uma loja milionária no Red Sea Mall até a reza terminar, só depois eles voltaram a abrir as portas automáticas e pude, finalmente, sair. O final de semana na Arábia Saudita acontece nas quintas e sextas-feiras.

Felizmente, há aqui praias privativas para não muçulmanos, o que permitiu que eu me banhasse no refrescante e famoso Mar Vermelho. Foi uma sensação deliciosa! Como não estamos no ápice do verão, os dias tem sido frescos, em torno de 33 graus durante o dia e 26 durante a noite.

Vivemos dentro de um condomínio cercado por arames farpados e muros altos. Na entrada existem militares árabes equipados com metralhadoras em guaritas camufladas. Mesmo os automóveis dos moradores são revistados em busca de alguma possível bomba escondida. Nada de pânico, somente uma exigência do governo depois que três condomínios, na cidade de Riyadh, foram detonados por terrositas no ano de 2003. Na parte interna do complexo de moradas, temos uma ótima área verde, muitas piscinas, uma boa academia, restaurante, supermercado, quadras de tênnis, sauna, boliche profissional, escolinha infantil, playground, viveiros, joalheria, loja de tapetes, salão de beleza, agência de turismo…

Para o mundo muçulmano, a páscoa não existe, então, resolvi preparar chocolates e grandes brigadeiros decorados à moda pascal. Improvisei um belo ninho em um prato fundo e coloquei durante a madrugada na porta de um queridíssimo casal de vizinhos sul africanos. Mais tarde, encontramos na nossa porta uma embalagem que a “coelhinha” sul africana havia nos deixado. Nela, continha um presente mais que inusitado, uma garrafa de vinho tinto e uma de vinho branco que ela mesma havia preparado. Prometeu nos dar a receita e ensinar os segredos da preparação e sua fermentação, que gira em torno de 6 semanas. Tenho certeza que Jesus, juntamente com o grande amigo e profeta Maomé (Mohammed), estarão nos abençoando com muito pão e vinho em uma certa arábia. Dentro do compound temos uma vida normal, nada de abayas. Estas, eu deixo para usá-las por cima da roupa, quando saio um pouco da realidade ocidental e busco fantasiar uma outra forma de enxergar a realidade por trás dos negros véus.

11 comentários:

  1. Amiga Cã,
    Imagino tua cara trancada na loja... ainda bem que, como amiga de uma magnata, a loja era milionária, hahahaha
    Que bom agora ter uma canal pra saber um pouquinho mais de vcs... Pq é impossível não morrer de saudades!!!!
    Bju
    Cã Magnata

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu jeito de escrever ,muito simples claro e objetivo.Prende a gente. Pra deixar muito jornalista morrendo de inveja. já tem uma fã , parabéns amiga!
    bjs Re

    ResponderExcluir
  3. TO admirada com suas palavras!!!TU escreve tao bem que ja to esperando pelo proximo capitulo da novela "caminho das Arabias "hehe Parabens Ale, por ser assim , sempre de bem com a vida, aproveitando o mundo e encontrando um jeito alegre de viver , mesmo num lugar onde muitas pessoas achariam impossivel ser feliz !!
    beijao pra vc, bruno e gato kimba !! FE

    ResponderExcluir
  4. ALe, que saudades de vc, agora aí do outro lado do mundo, torço por vc e desejo tdo de bom em sua vida. Visite meu blog: neihbolosetortas.blogspot.com. Fica com Deus. bjosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra... muito legal ter criado esse Blog!!! BOA SORTE!!!! e viva intensamente as mil e uma noites, voe a bordo de tapetes mágicos...procure pela lâmpada encantada... aproveite tudo junto com teu Príncipe ...
    Agora chega também a minha hora de ir embora...para novas aventuras na China.
    Agradeço a Deus por ter conhecido tantas pessoas maravilhosas como vocês... Espero que possamos nos reencontrar... Mas agora pelo menos posso dar uma olhadinha nos seus passos através desse Blog...
    Um grande beijo
    .

    ResponderExcluir
  6. Amiga que encanto esse teu blog! Me senti vivendo as aventuras nas “Arábias” junto contigo, e matei um pouco da saudade!!
    Tenho certeza que tu vais fazer da vida de vcs,"as mil e uma noites" e terás muitas histórias divertidas e gostosas pra contar.
    Por enquanto, fico aqui de espectadora... esperando por mais um aventura...rsrs
    Bjos e abraços cheios saudades,
    Paola

    ResponderExcluir
  7. Alê,
    Ótimo o blog! Vou gostar muito de saber de vcs.
    Adorei os "dias frescos de 33º"!!!
    Um grande beijo pra vc, Bruno e gato Kimba.
    Nos mantenha atualizados das novidades mundo afora.

    ResponderExcluir
  8. Oi Xoxa, bela narrativa, e grandes experiências, adorei da tua foto dando uns pega naquele maricão das arábias! desejo boa sorte para ti e para teu marido nesta nova empreitada, e por favor: FOTOS, FOTOS e mais FOTOS, afinal imagens valem por quantas palavras mesmo?
    Grande abraço do Luciano Bergesch

    ResponderExcluir
  9. Aproveita cada minuto pra viver essa experiência rara...
    Um grande beijo pra ti e fica na paz!
    Aleksei Drafta
    DITADO ÁRABE
    للأعيان وعدد أعبحت الشعببانية يتم ماعية و تعيينهمللأعياننواب
    حسب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إ
    جتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و> >دئيس
    أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني.
    الملك
    الوزراء هو الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان
    الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا وعدد أعضاء يبل عين و واحد
    للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب
    نتائج الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات،
    بي نما كل سنوات، بينما يعي نتخاباتضو من مجلس الأعيان و ينتخب
    الباقون الشعب أيضاً
    . رئيس الوزراء و الوزراء يتم تعيينهم من قبل البرلمان اعتماداً على
    نتائج الانتخابات النيابية. أهم الأحزاب
    الإس أصمقسم الى مجلسين واحد للأعيان وعدد الشعببانية يتم ماعية و
    تعيينهمللأعيان

    LINDO, NÉ?
    EU TAMBÉM QUASE CHOREI!
    AINDA MAIS NA PARTE EM QUE DIZ :
    أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية تحت نظام ملكي برلماني.
    الملك

    ResponderExcluir
  10. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......
    Fiquei absolutamente encantada!!!!!! Tica.. como vc escreve bem!!! de tirar o chapeu!!! Parabens... tu eh muito Talentosa em tudo o que faz!!! Achei tudo maravilhoso.. um novo mundo que se abre em frente aos meus olhos... eh como um livro muito bem escrito... tica tu vai longeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Marlindaaaaaaa.
    Como lhe comentei antes.....
    Creio que sua loja é a mais maravilhosa que existe, pois não fecha para almoço e sim chama-os para sentarem a sua mesa.
    Tenho certeza que quando ficou por 30 mim na loja, sua reza foi tão forte quanto a deles, nos mostrando como é a vida no Oriente Médio.
    Quando estas com as abayas vendo a vida por traz dos negros véus, sua luz deve te iluminar tanto, que todos devem se encantar com seu lindo olhos negros, contrastados pelo véu.
    Que a cada dia você possa viver mais e mais história para compartilhar comigo!!!!!
    Parabêns.
    Marlinda.
    Adoro vocês três. Kimbah, Bruno e MARLINDA.

    ResponderExcluir